Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Olimpíadas 2016: Os jogos vistos da Baixada Fluminense

Os meios de comunicação e a internet noticiaram a contagem regressiva para a abertura dos jogos olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro em 05 de Agosto. Assim como inúmeras pessoas tem se manifestado nas redes sociais e em protestos pelo Estado, acho que devemos nos perguntar como eles estão sendo vistos do lá de cá, da Baixada.

Com a concentração de investimentos maciços na zona sul do Estado, os jogos olímpicos dividem opiniões, entre defensores que torcem pelo sucesso dos jogos e aqueles que se preparam para protestar firmemente contra o evento, tanto pelos gastos astronômicos como pelas denúncias de corrupção na execução das obras.
Tudo que a nossa versão House of Cards Brasil oferece de pior é possível ver e rever numa próxima edição dos jornais.


O fato é que a Baixada Fluminense pouco se beneficiará dos Jogos Olímpicos, assim como um primo mais pobre da Capital ficará de fora da divisão dessa herança. A nossa região com seus treze municípios receberá alguma espécie de ação aqui ou ali para ressaltar a importância do esporte e colocar a população no clima dos Jogos. 

Mas nada de muito efetivo e de grande vulto até então, e se houver estaremos buscando e noticiando aqui o quê julgarmos relevante e corrigirei esta enorme injustiça.

A piada das redes sociais acontece em Mato Grosso do Sul
Mas quando pensamos na execução de um evento deste porte num país como o nosso, não dá para ficar alheio e analisar somente por um ponto de vista. 

É uma grande honra receber os jogos, mas é também um custo muito grande para um povo com tantas estruturas precárias em setores como saúde, moradia, educação e segurança pública. Mesmo como profissional de Educação Física que eu pudesse me sentir contemplado pelo evento no meu país, não consigo disfarçar isto.

Professores em mais um ano de luta e greves no país das Olimpíadas
Mas bem, os Jogos ocorrerão, para nossa alegria, assim como dos empresários, dos políticos e mal ou bem para alguns profissionais de Educação Física, do esporte e outros profissionais que terão oportunidades no evento e que talvez elas aumentem após a realização desta Olimpíada, e realmente vejamos os frutos desse tal legado que tanto ouvimos falar que ficará ou virá depois...

Vídeo ironizando a execução de uma prova de nado na Baixada Fluminense
Humor e denúncia nas redes sociais

Assim encerraremos esta reflexão, não sem desconsiderar os prós e contras da execução de um evento tão grandioso, em um Estado que sobram hospitais sucateados, escolas com professores mal remunerados, lutando em greves, uma segurança pública que também grita por socorro com policiais denunciando as péssimas condições de trabalho nas ruas, batalhões e nas delegacias.

Policiais protestam no Galeão: Bem-vindos ao Inferno!

Que os jogos comecem e nos ajudem a realizar a reflexão que necessitamos de eventos sim, mas que valorizem o esporte nacional e nossos atletas para que eles se tornem os exemplos na nossa nação e medalhistas olímpicos em outras edições dos jogos, pois a expectativa de alcance de medalhas pelas nossas delegações, ainda que otimistas não são as melhores e sem dúvida não compensarão tanto dinheiro investido.
Jefferson de Oliveira


fontes/imagens:

https://www.epochtimes.com.br/policiais-bombeiros-protestam-aeroporto-galeao/#.V32esLgrLIU

http://www.ebc.com.br/noticias/2015/08/movimentos-sociais-lancam-campanha-de-protesto-contra-olimpiadas-de-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário